sexta-feira, 6 de março de 2009

CURSO EM MILAGRES - NÍVEL II

Entre duas dimensões: a humana e a divina
O despertar da divindade esquecida


Está na hora de darmos um passo mais à frente no estudo do Curso em Milagres. Todos nós sabemos como este curso é desafiador nos seus ensinamentos, principalmente para aquela parte de nós que é humana, habituada aos seus limites, insegura na mudança e resistente nas suas convicções que fizeram do mundo em que vivemos, uma história previsível de possibilidades que já todos conhecemos.

Trata-se de aceitarmos ir além do que nos é familiar, absolutamente estabelecido e conhecido e confrontarmo-nos com a divindade que tanto receamos.
Penso neste momento nas frases de um texto escrito pela Marianne Williamson para o Nelson Mandela que diz:

...." O nosso medo mais profundo não é que sejamos limitados. O nosso medo mais profundo é que sejamos demasiado poderosos. É a nossa luz e não a nossa escuridão que mais nos assusta. Perguntamos a nós mesmos: Quem sou eu para ser tão brilhante, radioso, talentoso e maravilhoso? ... A tua pequenez não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em te diminuires a ti para que os outros não se sintam inseguros perto de ti.... Quando deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente, damos aos outros a possibilidade de brilhar também. À medida que nos libertamos do medo, a nossa presença automáticamente liberta os outros".

O tema fundamental deste nível II concentra-se no despertar da consciência divina que tanto ignoramos em nós próprios.Como poderemos mudar de forma significativa se não identificarmos e reconhecermos a precaridade da nossa humanidade?
Aceitar a nossa humanidade em cosnciência permite-nos ir além dela, pois deixamos de ser seus prisioneiros.
O Curso em Milagres oferece-nos inúmeras ferramentas para acordarmos a magnífica divindade de que somos feitos e a aceitarmos sem medo e com confiança.

Iremos, pois, trabalhar sobre as muitas facetas do ego, as matrizes de ideias e crenças que se refletem nos comportamentos e atitudes de todos os dias, as quais, subtilmente, nos mantêm condicionados à limitação, à carencia, à doença e à dor. É preciso ir fundo dentro de nós, para que nada possa ficar oculto e continue a manipular as nossas melhores intenções.
Trazer à luz da consciência as nossas mais profundas dificuldades em todos os âmbitos da nossa vida, (como a relação familiar, a educação dos filhos, a realização pessoal e profissional, a doença, a pobreza, os conflitos, a relação com o mundo, o medo do futuro, enfim e tantos outros) é a única forma de deixarmos que a escuridão possa ser desfeita pela Luz que vive em nós.


Muitos exercícios do curso serão aplicados para que este seja um momento de experiências e de reencontro com o nosso outro lado : o sagrado!

É preciso estarmos mais conscientes e decididos a acordar a divindade adormecida! Com este seminário queremos praticar, vivenciar e partilhar a experiência de vivermos em duas realidades paralelas, que sempre existiram em nós, e deixar que elas possam ser vistas pelo que são, sem medo e com clareza. Podemos viver como o Filho do Homem e/ou como o Filho de Deus e não podemos ignorar ou camuflar nenhum deles, se é que queremos acordar e ser felizes!

Deixar de ter medo de nos pensarmos como deuses, criadores magníficos, consciências de luz, em expressão, honrando a estirpe divina que nos dá a essencia e a vida, é afinal, a nossa mais sagrada missão aqui e agora.

A simples aceitação da Luz, desfaz toda a escuridão.

Sem comentários: