sexta-feira, 6 de março de 2009

A Prática dos Milagres


Revelação e Milagres

De acordo com o Curso em Milagres os Milagres são naturais porque nos unem directamente ao outro. Os Milagres são interpessoais e resultam em verdadeira intimidade com os outros, coisa que muitas vezes procuramos na intimidade física e que não é, realmente, alcançado.

A revelação, liga-nos directamente a Deus e é absolutamente pessoal e intransmissível. É por isso que não pode ser transmitida ou explicada por palavras. A revelação induz à experiência, isto é toda a revelação é uma experiência.

A diferença entre o milagre e a revelação é que o milagre é um sinal de amor entre iguais (entre ti e os outros) e a revelação é um estado de adoração entre o Filho e o Pai, entre ti e o Criador.

O milagre é particularmente útil porque diminui o tempo necessário para a aceitação da igualdade entre todos os seres. Ele oferece uma passagem repentina da percepção horizontal para a vertical. O milagre tem a propriedade única de abolir o tempo, na medida em que torna desnecessário o intervalo de tempo que atravessa. O milagre substitui um aprendizado que poderia ter levado milhares de anos. O milagre encurta o tempo colapsando-o, eliminando certos intervalos dentro dele.

Quando ofereces um milagre a um irmão, estás a oferecê-lo a ti mesmo e a toda a Criação.

Tal como o Curso diz: “O poder de trabalhar em milagres pertence-te, mas tens que estar pronto e disposto. A tua convicção acerca da função dos milagres virá através da realização dos milagres. Tu trazes em ti a capacidade que é mero potencial, mas a realização do milagre é a expressão dessa capacidade, desse potencial e o seu propósito é a libertação do medo, isto é a libertação da crença na desigualdade entre iguais (entre ti e o teu irmão).”

Os milagres são o caminho através do qual as mentes que servem ao Espírito Santo se unem a mim (Cristo) para a libertação de todos.

Os milagres conduzem à experiência altamente pessoal da revelação. O milagre coloca a tua mente em estado de graça, unindo todas as criações com o seu criador.
O milagre sempre te abençoará. Os milagres que não te foram pedidos não perderam o seu valor. O milagre tem por objectivo restaurar a consciência da realidade.
Todos os erros são faltas de amor. O milagre coloca a mente ao serviço do Espírito Santo que corrige o erro.
Acreditas numa realidade ilusória. O milagre põe a realidade verdadeira onde ela deve estar.
Enquanto acreditas que és um corpo e estás num corpo, podes escolher entre canais de expressão sem amor ou canais milagrosos. Podes destruir o teu veículo ( o corpo) mas não o teu potencial. Não criaste a ti mesmo.
A decisão básica daquele que tem a mente voltada para o milagre é não esperar no tempo mais do que o necessário
. O milagre é um recurso de aprendizado, facilitando um estado que uma vez alcançado deixa de ser necessário.
Tu acreditas no que fazes. Se ofereceres milagres serás igualmente forte na tua crença neles. A força da tua convicção sustentará, então, a crença de quem recebe o milagre.

Neutralizar o significado que damos ao que vemos e às acções e comportamentos dos outros, permite-nos criar novos padrões de resposta que se situam acima da visão dualista e limitadora da vida. Quando focalizamos o melhor nos outros, não o vemos como um aspecto da dualidade, mas como algo que nos une numa dimensão unificada de inteligência e sabedoria.

Transcender a dualidade é neutralizá-la na nossa mente, retirando-lhe o significado habitual. O espaço em branco que se cria com a neutralidade, é preenchido por novas dimensões da inteligência e outras realidades se manifestam nos relacionamentos. O Curso chama a estas novas realidade Milagres.

O Milagre, isto é, a mudança súbita de uma percepção, é facilitada, instantaneamente, pela parte da nossa mente que é sábia, perfeita e conhecedora do seu poder e de toda a realidade. Quando exercitamos a neutralização das emoções e dos significados que atribuímos, seja ao que for, criamos um espaço vazio na mente, um instante que seja, no qual a Mente sábia intervém e permite que a realidade do momento se transforme como que por magia.

Sem comentários: