domingo, 22 de fevereiro de 2009

Actividades do mês de Março

Dias 2, 16 e 30 de Março de 2009

-Desenvolvimento de um tema de desenvolvimento Pessoal

Dias 9 e 23 de Março de 2009

-Estudo dos ensinamentos em psicoterapia pessoal do Curso em Milagres e sua aplicação prática


A realizar na Universidade do Sucesso
Av. Júlio Dinis, nº 14- 3ºA - Lisboa (Ao lado da C.Comercial Apolo 70) no Campo Pequeno

Horário: das 20.00H às 22.00Horas Valor: 10 euros

Contactos: 96 612 51 54
e-mail:icisneiros@netcabo.pt

Novidade: Download gratuito do audio book "Sinta-se Livre e Feliz"

Visite o nosso site para fazer o download:
http://www.escoladecoaching.com/
http://www.ecit.pt/

Livro escrito por Isabel Ferreira

Despertar para a Verdade com o Curso em Milagres

Existe um mundo fora de nós que parece influenciar e, muitas vezes, determinar o rumo da nossa vida. Na realidade parece ser esse o formato em que o exterior se nos apresenta. No entanto, essa perspectiva não parece corresponder à verdade, tal como ela se mostra, por detrás da ilusão de tal crença. Ao ler este livro o leitor dará a si mesmo uma experiência gratificante, através do fantástica encontro com o seu “Eu” profundo e verdadeiro.

O Curso em Milagres é um Curso em psicoterapia pessoal desenhado para ajudar o seu estudante a realizar o seu próprio milagre sem precisar de recorrer a outras pessoas. Foi através desta ajuda preciosa que Isabel Ferreira fez um importante percurso interior e que a levou a descobrir níveis de excelência e realização pessoal que jamais teria sequer imaginado.

A obra está cheia de conselhos, dicas e sugestões que poderão fazer toda a diferença na vida do leitor! Ela proporcionar-lhe-á uma experiência pessoal que o transformará, valorizando-o e convidando-o a repensar algumas das crenças e valores que o limitam e impedem de se expressar verdadeiramente.

“O Despertar para a Verdade com O Curso em Milagres” revela-nos muitos aspectos maravilhosos que existem em todos os seres humanos, ocultos, para a maioria das pessoas, mas que continuam vivos e cheios de vitalidade por debaixo da cortina interior de névoas confusas, onde habita o medo e a culpa.

A leitura desta obra dar-lhe-á a oportunidade de tomar contacto com ideias revolucionárias que desafiam o pensamento humano nas suas raízes profundas. Baseada nos princípios da grande mensagem que nos trouxe a obra “Um Curso em Milagres”, a viagem que Isabel Ferreira nos propôe pode ser o princípio de uma grande viragem na consciência do ser humano.


Uma outra visão do Ser Humano

Neste livro Isabel Ferreira apresenta-nos uma outra visão do ser humano, um ser que pode aprender a desenvolver uma nova consciência de si mesmo, mudando a sua atitude perante o mundo e tudo o que o rodeia ou faz parte integrante da sua vida.

Oferece-nos um novo paradigma. Aponta para uma visão mais esclarecida de cada pessoa, da humanidade e da vida em geral. Desde a primeira página o leitor vai viajando através de si mesmo ao encontro do seu imenso potencial, despertando o melhor que vive no seu interior.

Esta mensagem aborda claramente os problemas e as muitas dúvidas do nosso quotidiano, respondendo a muitos dos pontos de interrogação que permanecem sem resposta, para a grande maioria das pessoas.

O seu grande contributo está na apresentação de uma outra realidade sobre o ser humano, bem diferente daquela que, normalmente, conhecemos. As ideias expressas potenciam de forma natural e simples a enorme força e poder interior que, em cada ser humano, pode transformar a sua vida!

O Curso em Milagres, sendo um curso em psicoterapia pessoal, propôe-se ajudar o ser humano a despertar do sonho hipnótico que o mantem prisioneiro das suas próprias crenças. Desfazer os medos e os traumas que impedem o ser humano de chegar ou realizar o seu enorme potencial é o seu grande objectivo!

A grande novidade que “O Despertar para a Verdade” nos oferece consiste na apresentação de uma outra perspectiva através da relação que se estabelece entre a verdadeira identidade do ser humano e a contínua realidade ilusória de algo que acreditamos ser e que nada tem a ver com a verdade.

Interessante é a incrível simplicidade com que se pode ter acesso a essa dimensão fantástica que vive em todos nós

Esta mensagem constitui uma oportunidade deveras interessante. Incita-nos a repensar os nossos valores fundamentais enquanto humanidade e a explorar as incríveis capacidades inerentes ao ser humano, desmistificando o acesso natural a todo esse potencial que nos acompanha a todo instante.

Com uma visão de vanguarda, abre mão de velhos conceitos e abraça uma nova consciência do ser humano!

Ao ler esta obra o leitor vai ao encontro do seu verdadeiro “EU” que responde pelo melhor que vive em si, pronto a manifestar-se, a cada instante, ao mais pequeno movimento da sua vontade

Sendo o testemunho de uma experiência pessoal, “O Despertar para a Verdade com o Curso em Milagres” partilha a história da autora ao longo de alguns anos de auto exploração interior, orientada pelo contínuo estudo do Curso em Milagres e da aplicação dos seus exercícios.


A Minha Experiência com o Curso em Milagres

Sou estudante do Curso em Milagres desde 1981. Não é um curso vulgar, nem se pode alguma vez pensar que completámos o seu estudo, a não ser quando a grande transcendência da consciência ocorrer.

Estudar este curso não significa conhecer o conteúdo das suas páginas ao nível intelectual. O seu ensinamento é tão profundo que nos limpa, literalmente a alma, deixando-nos livres para viver realmente a vida em modelos que não podemos, sequer imaginar, à luz dos princípios do pensamento dualista.

Quando encontrei o Curso em Milagres senti que ele chamava por mim e que, embora sem perceber porquê, eu estava completamente entrigada e curiosa de o desvendar. Ocorreu num momento da minha vida em que tudo parecia estar a correr relativamente bem, mas algo faltava, eu não sabia o quê.

Com o rodar dos meses a vida foi-se abrindo no meu caminho como um livro enigmático e cheio de surpresas. Eu acreditava, então, que podia conquistar tudo o que quisesse se apenas conhecesse as “regras do jogo”.
Mal sabia eu que o jogo que eu conhecia e, que me tinha sido ensinado, estava viciado e que as garantias de felicidade ficavam pelo caminho à medida que os anos passavam.

O Curso em Milagres nasceu quando a Dra Helen Schukman se sentiu no fim da linha na sua vida profissional e pessoal. Uma frase escapou da sua boca ...”tem de haver uma outra forma...” e suspirou! Foi então que uma Voz começou a ditar-lhe o Curso.

Pela minha experiencia percebi que precisamos de bater no fundo para abrir mão da teimosia de procurar as respostas no mesmo nível de consciência em que as perguntas são feitas. Quando perguntamos, condicionamos a resposta, na maioria das vezes. Como fazer perguntas diferentes para encontrarmos respostas que realmente nos ajudem?

À medida que estudava o Curso ia parando no silêncio de mim mesma, em busca de referencias que me ajudassem a fazer pontes entre o que eu aprendera até ali e o que o Curso propunha. Não as encontrei no formato que eu esperava reconhecer. Na verdade as pontes eram tão desafiadoras que eu acreditava que só seria possível fazer a travessia se fechasse os olhos e me deixasse conduzir, pois não havia outra forma.

Comecei, então, a fazer novas perguntas:

· E se tudo o que acreditamos não for verdade?
· E se o passado não existe e estamos todos a viver uma alucinação da mente dualista?
· O que resta para além da minha personalidade?
· E se for possível viver outras realidades totalmente desconhecidas até agora, mas absolutamente acessíveis? Quais? Como?
· E se os critérios que temos de certo e errado, bom e mau, feliz ou infeliz, justo ou injusto, inocente ou culpado, etc não fossem senão possibilidades num mundo de infinitas perspectivas?
· E quem será aquele que se interroga e faz as perguntas? E o que dá as respostas?
Após alguns anos de estudo e prática das lições do Curso em Milagres achei que gostava de partilhar a minha viagem com outras pessoas. Assim nasceu este livro e com ele a intensa vontade de expressar a minha gratidão aos seus preciosos ensinamentos.
Com eles pude reinterpretar a vida e descobrir plataformas de consciência que estavam totalmente escondidas dentro de mim.

Ao longo do meu caminho fui encontrando pessoas que se tornaram mestres preciosos pois através deles pude aprender e continuo a aprender mais sobre mim mesma.
Algumas dessas pessoas gentilmente acederam ao meu convite para acrescentarem a este livro o seu testemunho. Agradeço-lhes profundamente a honra que me deram.

E para si, leitor, vai a minha gratidão pelo encontro que nos permitiu tocar o lugar sagrado onde todos somos UM.

Obrigada!
Isabel Ferreira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O outro lado de nós - os outros

A relação connosco, com os outros e com o mundo, em geral, constitui a nossa mais rica oportunidade de nos encontrarmos com o verdadeiro Eu! Falamos daquele Eu que pode permanecer, durante toda a nossa vida, escondido e obscuro para quem não toma consciência da sua existência. Não existe nada no nosso mundo de experiências que não nos fale de nós e somente de nós. Procuramos uma vida inteira alcançar tantas coisas que acreditamos serem o passaporte para o bem estar, a saúde e a alegria, apenas para descobrirmos que nada disso nos pode trazer aquilo que procuramos, fundamentalmente.

A relação com o mundo exterior espelha a relação que temos connosco próprios. Isto é muito bonito de se dizer, mas, na verdade, quando os problemas são equacionados, tendemos a deixar de fora o papel fundamental da nossa própria consciência, acabando por nunca encontrarmos a saída que nos permite a verdadeira solução.

As soluções não são teóricas. As ideias apenas apontam para experiências possíveis. Sem as trazermos à prática, de forma a que elas possam estar ao nosso serviço, efectivamente, a cada instante, nada se transformará por si só. Tudo é especulação até se tornar uma experiência vivida por cada um de nós. Esta é a parte a que mais resistimos. Ler, ouvir e falar podem ser processos muito mais fáceis, mas não nos oferecem a verdadeira transformação se não permitirmos pôr em prática os ensinamentos que nos podem REALMENTE transformar.


A relação connosco versus a relação com os outros
O relacionamento com o trabalho
O relacionamento com a família
O relacionamento com o dinheiro
O relacionamento com o corpo
O relacionamento com a saúde

Existe um número enorme de relacionamentos que podem ser equacionados na nossa vida. Todos eles têm um factor comum e uma solução idêntica, À luz dos ensinamentos do Curso em Milagres.
Trabalho, Sucesso e Milagres

A actividade profissional ocupa uma grande parte do nosso tempo útil e é nela que mais nos confrontamos com os desafios do dia a dia. Aplicar a espiritualidade a coisas tão "terrenas" como o trabalho, as relações comerciais, a gestão de clientes, a contratação de grande responsabilidade, os objectivos exigentes, a pressão do chefe, a incerteza do futuro, a expectativa e o medo da crise, é fundamental pois são temas que borbulham incessantemente na nossa mente.

Esta tarde vai ser dedicada à aplicação das técnicas do Curso em Milagres ao mundo do trabalho e às nossas iniciativas profissionais.
O sucesso não tem que ser algo àparte da nossa realização pessoal e espiritual. Antes pelo contrário. Atingir metas, superá-las sem esforço, sem sacrifício, desfazer o conceito de luta e competição, desvalorizar o medo da concorrência, entre muitos outros conceitos, são passos importantes para vivermos em tranquilidade e sucesso, mesmo num mundo altamente competitivo e aparentemente incerto.

Construir a nossa realidade a partir de dentro, utilizando os recursos fantásticos que temos, é algo que deve ser natural e espontâneo no ser humano.

Existem muitos e muitos exemplos de milagres operados no mundo do trabalho e dos negócios por muitos dos estudantes que aplicam as técnicas do Curso em Milagres. Não são meras coincidências! São milagres, resultados concretos, repetidos constantemente, a cada dia, durante muito e muito tempo....( demasiado para passar despercebido)!

Para quê continuar a viver em ansiedade se pudemos viajar a favor da corrente e atingir as metas de forma natural e agradável.
Tudo é o resultado de uma atitude. Atitudes são hábitos! Quando as crenças que as compoêm estão cristalizadas de tal forma que nos tornamos nelas, então ficamos prisioneiros de uma percepção que parece ser a única possível. É aí que dizemos: não dá! E baixamos os braços.

O importante não é descrever o problema que temos, mas sim desfazer a percepção que temos dele.

Tal como o Curso em Milagres nos diz: "...Não existe forma alguma de pequenez que possa jamis contentar-te. Só ficarás contente na magnitude qie é o teu lar. (T.XV.III.2)


Quanto vale para cada um de nós, a liberdade?

É a pergunta que deixo no ar.... para reflexão.
A quantos medos e dúvidas estamos presos sem perecebermos que são eles que nos roubam a abundância e o sucesso?
Quem será mais forte do que nós?
Quem tem a última palavra acerca do nosso destino?
São as perguntas que deixo no ar.... para reflexão...
A Prática dos Milagres

O Milagre, aquela manifestação maravilhosa do Poder que vive em cada um, é talvez a maior das bençãos que podemos receber de nós mesmos, do deus que habita o nosso mundo pessoal. Somos deuses de pleno direito, expressões sublimes Daquele que tudo é e tudo torna possível. A dimensão divina do Ser que somos, tão comumente ofuscada pela frenética ilusão dos nossos afazeres, das crenças e do apego ao mundo exterior e à sua constante estimulação, espera, pacientemente, pelo nosso acordar, por um gesto de boa vontade, por uma simples intenção de ir além daquilo em que se tornou a vida da maior parte dos seres humanos- uma rotina vazia e sem sentido.

A ideia de Milagre parece tão longe do ser humano, na generalidade, que mais soa a uma fantasia, uma ilusão de quem "não quer enfrentar a dura realidade". Assim pensa o mundo... e assim deixamos a nossa mente ser engolida pela voraz inconsciência dos valores em que a sociedade está mergulhada. A cada instante que passa ... a nossa vida espera ... ansiosa, pelo momento em que nos permitamos ser mais e ir além daquelas histórias que nos contaram do que é possível e provável....
O mundo está cheio de verdades estabelecidas que nos estrangulam a possibilidade de vivermos uma outra versão de nós mesmos, uma outra possibilidade que honre quem somos e quem nascemos para ser.

Aprender a receber e a apresentar Milagres na nossa vida não é nada de impossível, nem constitui nenhuma loucura! Antes pelo contrário. Ser mágico da nossa experiência é fundamental. Ser o dono exclusivo da vida que queremos viver é um direito natural por sermos quem somos..

Será que nascemos para ser o que temos sido?
Quantas vezes já nos perguntámos isto?
Será que o mundo sabe aquilo que podemos ou não alcançar?
Quem é o mundo que nos dita as regras do jogo?
De onde vem?
De onde veêm as suas verdades e os pressupostos em que se baseia?
O Curso em Milagres oferece-nos a fórmula simples e prática para que nos tornemos os donos da nossa própria experiência e ensina-nos, de facto, a receber e a apresentar milagres a cada instante. O seu Livro Texto inicia o primeiro capítulo com os 50 princípios dos Milagres.

O encontro tem por objectivo estudar esses princípios e a sua aplicação prática ao nosso dia a dia, desmistificando a ideia de que os milagres são manifestações não naturais, previlégio de apenas "alguns" eleitos. Aceitar Milagres pode ser muito mais difícil do que parece, porque acreditamos que não somos dignos deles e que são demasiado "especiais" para serem "dados" a quem é tão imperfeito....

Vamos aprender a pôr em prática a capacidade natural que temos de os dar e receber, por sermos divinos e criadores, infinitamente poderosos. Está na hora de deixarmos de acreditar que somos uns pobre coitados à mercê de um mundo desconcertado onde tudo parece estar a ruir. Tal como o Curso diz, no princípio nº6 " Os Milagres são naturais. Quando não ocorrem, algo de errado aconteceu".


Princípio 23 - MIlagres rearranjam a percepção e colocam todos os níveis em perspectiva verdadeira. Isso é cura porque a doença vem da confusão de níveis.

Princípio 7 - Milagres são um direito de todos

Princípio 45 - Um milagres nunca se perde. Pode tocar muitas pessoas que nem mesmo encontraste e produzir mudanças nunca sonhadas em situações das quais nem mesmo estás consciente.

Aceitar a nossa divindade natural a cada instante e torná-la a verdadeira experiência no dia a dia é tudo o que pode elevar-nos à dimensão superior à qual pertencemos. À luz dos ensinamentos do Curso em Milagres iremos aprender a aceitar quem somos e a exercer o direito ao milagre a cada instante.
PSICOTERAPIA:
PROPÓSITO, PROCESSO E PRÁTICA
Uma ampliação de Um Curso em Milagres

INTRODUÇÃO

A psicoterapia é a única forma de terapia que existe. 2Dado que só a mente pode estar doente, só a mente precisa de cura. 3Parece não ser assim, porque as manifestações deste mundo aparentam ser reais. 4A psicoterapia é necessária para que um indivíduo possa começar a questionar a realidade dessas manifestações. 5Por vezes, ele é capaz de começar a abrir a mente sem qualquer ajuda particular, mas, quando assim é, isso sempre decorre de algum tipo de mudança na percepção das relações interpessoais. 6Outras vezes, é necessária uma relação mais estruturada e prolongada com um terapeuta «oficial». 7Em qualquer das duas vias, a tarefa é a mesma: o paciente tem de ser ajudado para que mude de opinião sobre a realidade das ilusões.

1. O PROPÓSITO DA PSICOTERAPIA

1 – Muito simplesmente, o propósito da psicoterapia é eliminar as resistências à verdade. 2O objectivo dela é ajudar o paciente a abandonar o seu sistema fixo de auto-engano e começar a reconsiderar a falsa relação de causa/efeito sobre a qual esse sistema assenta. 3Neste mundo ninguém escapa ao medo, mas toda a gente pode reconsiderar as suas causas e aprender a avaliá-las correctamente. 4Deus concedeu-nos um Professor cuja Sabedoria e Ajuda ultrapassa qualquer contribuição que um terapeuta mundano possa providenciar. 5No entanto, há certas ocasiões e situações nas quais uma relação mundana paciente/terapeuta se transforma no meio através do qual esse Professor oferece, a ambos, os seus maiores dons.

2 – Que melhor propósito poderia ter qualquer relação do que convidar o Espírito Santo a santificá-la e a oferecer-lhe o Seu Próprio dom de Alegria? 2Que objectivo mais elevado poderia alguém ter do que aprender a chamar Deus e a ouvir a Sua Resposta? 3E que intenção mais transcendente pode haver do que relembrar o Caminho, a Verdade e a Vida, e recordar Deus? 4Ajudar neste sentido é o propósito da Psicoterapia. 5Que outra coisa poderia ser mais santa? 6Porque a Psicoterapia, correctamente entendida, ensina o perdão, ajudando o paciente a reconhecê-lo e a aceitá-lo. 7E, na cura do paciente, o terapeuta é perdoado juntamente com ele.

3 – Todo aquele que necessita de ajuda, seja qual for a forma do seu sofrimento, está promovendo um ataque a si mesmo, pelo que a paz da sua mente não pode deixar de ser posta em causa. 2Estas tendências são, com frequência, descritas como «auto-destrutivas», e o paciente, frequentemente, também as considera assim. 3Do que ele não se dá conta e o que necessita de aprender é que isso que pode ser destruído, que pode atacar e ser atacado*, é um conceito que ele próprio engendrou. 4E mais: ele respeita-o, defende-o e, por vezes, chega até a desejar «sacrificar» a sua «vida» por ele, pois considera-o como a sua própria identidade. 5É esta a «identidade» que ele vê a ser incitada, a reagir a forças externas e sente estar indefesa face ao poder do mundo.

4 – Portanto, a Psicoterapia tem de restaurar, na consciência do paciente, a capacidade de tomar as suas próprias decisões. 2Tem de sentir vontade de alterar o seu pensamento e compreender que aquilo que ele julgava que projectava os seus efeitos sobre si, foi criado pelas suas próprias projecções sobre o mundo. 3O mundo que vê, portanto, não existe. 4Até que isto seja aceite, pelo menos em parte, o paciente não pode ver-se a si mesmo como sendo capaz de tomar decisões. 5E lutará contra a sua liberdade acreditando ser escravidão.

5 – O paciente não precisa de pensar na verdade e de a identificar com Deus para fazer progressos na salvação. Tem, no entanto, de começar a separar a verdade da ilusão, reconhecendo que não são o mesmo, e cada vez mais desejar ver as ilusões como falsas, assim como aceitar a verdade como autêntica. 3O Seu Professor levá-lo- á desde este ponto inicial até onde o paciente esteja disposto a ir. 4A Psicoterapia só pode poupar-lhe tempo. O Espírito Santo utiliza o tempo como considera oportuno e Ele nunca se engana. 6A Psicoterapia, desde que sob a sua direcção, é um meio que Ele utiliza para poupar tempo e para preparar outros professores para o seu trabalho.
*Referencia ao ego. Esta nota é da tradução portuguesa, assim como todas as outras que encontrará ao longo da leitura.
2
7Não há um fim para a ajuda que Ele começa e dirige. 8Não importam os caminhos que Ele escolha, pois, no final, toda a sua psicoterapia conduz a Deus. 9Essa é a Sua atribuição. 10Todos somos Seus psicoterapeutas, porque, desta forma, Ele curar-nos-á a todos no seu seio.
Momentos de Auto-Perdão

Trabalho sobre o Curso em Milagres

"O Perdão é a Chave para a Felicidade"
Lição 121 Do Curso em Milagres


Não é novidade para nenhum de nós que a qualidade da nossa vida deriva directamente da qualidade da vida interior (psicológica e emocional).A maior das dificuldades que o ser humano sente é, sem dúvida, a de deixar partir as mágoas, os limites, as memórias, as traições, decepções, frustrações, que são resultado dos milhares de medos que vivem em cada um de nós.

Aprendemos com mestria a "esquecer" o passado, e acreditamos que ao arrumarmos as experiências que vivemos, as eliminamos da nossa vida. É uma ilusão que nos trai a cada instante, já que o que fica "arrumado" parece, apenas, estar resolvido, mas, na verdade, está, aparentemente, silenciado, apenas ao nível consciente.

Inconscientemente essas memórias permanecem activas, alimentando-se a todo o instante das múltiplas contrariedades e desafios com que somos confrontados, não permitindo que a verdadeira paz de espírito possa ser uma realidade em nós.

O Curso em Milagres é um curso desenhado para nos ajudar a eliminar essa área do inconsciente que sabota as nossas melhores intenções. É através da prática dos seus exercícios que eliminamos muitas das tensões que acinzentam a nossa atitude a cada instante.

As mágoas, os medos e as culpas não libertadas empilham-se em nós construindo castelos de limitações e conflitos que nos impedem de expressar o verdadeiro potencial.
Os relacionamentos com os que mais amamos e mesmo com aqueles com quem mais lidamos são, constantemente fustigados por questões não resolvidas interiormente. A qualidade de vida a que temos direito natural é impedida pela avalanche de traumas, medos e culpas que projectamos, a toda a hora para os outros, trazendo-nos mais do mesmo.

Neste encontro, iremos praticar os exercícios do Curso em Milagres dedicados ao auto perdão para que possamos dar vida e aplicação prática aos ensinamentos tão maravilhosos que este Curso nos oferece. Ele abre caminho para o encontro do sábado seguinte sobre " A canção da Oração" que foi escrito pouco tempo depois do Curso em Milagres ter sido terminado. É uma autêntica lição de libertação e cura que só os que perdoam e aceitam a prática destas ferramentas podem vivenciar.
Perdoar, no contexto do Curso em Milagres, significa libertar em nós o residual emocional que retivemos após as experiências que vivemos. Nada mais nos é pedido, mas também, nada menos do que isso...

Momentos de Auto Perdão, representa a primeira iniciativa com o objectivo de aplicar e praticar de forma profunda as mensagens e os exercícios que nos são passados pelo Curso.
A chave para a libertação interior ( e exterior) não está senão no auto perdão, que tantas vezes tendemos a descurar, procurando pelo Paraíso em tantos outros lugares, na esperança de podermos acordar, sem precisar de deixar de dormir....
Para acordar é preciso abrir mão do sono, da ilusão, das aparências, do que não existe mais, senão na cristalização das nossas emoções....
Estou certa de que iremos oferecer-nos momentos de graça que serão preciosos e com os quais estaremos mais perto das portas da Excelência, da Divindade e da Liberdade que é a nossa herança natural.
Iniciação ao estudo de
"A Canção da Oração"
Escrito pela Dra Helen Schucman que escreveu
UM CURSO EM MILAGRES
3ª Parte - A Cura


" O mundo dos opostos é o lugar da cura, pois o que haveria no Céu para curar?"

Primeiro tu perdoas, depois rezas e depois estás curado. A tua oração ergueu-se e chamou por Deus, Que ouve e responde. Tu compreendeste que perdoas e oras somente por ti mesmo. E nesta compreensão estás curado. Em oração uniste-te à tua Fonte e compreendeste que nunca partiste. Este nível não pode ser alcançado enquanto houver raiva no teu coração e nenhum desejo de atacar o Filho de Deus.

“Nunca esqueças disto; és tu aquele que é o Filho de Deus e como escolhes ser para Ele, escolhes ser para ti mesmo e Deus para ti.”

Este encontro versa sobre o documento que a Dra Helen Schucman escreveu, após ter terminado o Curso em Milagres. Vamos abordar este documento sobre o significado e a prática da Verdadeira Cura. Estes ensinamentos são ajudas preciosas e adicionam-se aos que nos são transmitidos no Curso em Milagres.

Os Sub-temas são:
Cura:
A causa da doença
Falsa cura versus cura verdadeira
Separação versus União
A Santidade da Cura
Iniciação ao estudo de
"A Canção da Oração"
Escrito pela Dra Helen Schucman que escreveu
UM CURSO EM MILAGRES
-2ª Parte
Perdão e Cura


"Nenhuma outra dádiva tem sido mais mal compreendida do que o perdão"

Esta é a grande decepção do mundo e tu és o maior “enganador” de ti mesmo. 2 Parece sempre que é o outro que é mau, e no seu pecado tu és injuriado. 3 Como poderia ser possível a liberdade se isto fosse assim? 4 Tu serias um escravo para cada um porque o que ele faz determina o teu destino, os teus sentimentos, o teu desespero ou esperança, a tua miséria ou alegria. 5 Não tens liberdade a não ser que ele ta dê. 6 E sendo maldoso, ele só te pode dar o que ele é. 7 Não podes ver os seus pecados e não ver os teus. 8 Mas podes libertá-lo e a ti mesmo.

Conhecer o verdadeiro significado do perdão é essencial para alcançarmos a verdadeira Paz.

Este encontro versa sobre o documento que a Dra Helen Schucman escreveu, após ter terminado o Curso em Milagres. Vamos abordar este documento sobre o significado e a prática do Perdão. Estes ensinamentos são ajudas preciosas e adicionam-se aos que nos são transmitidos no Curso em Milagres.

Os Sub-temas são:

. O perdão de ti mesmo
.O Perdão para destruir
.O perdão para a Salvação
Iniciação ao estudo de
"A Canção da Oração"
Escrito pela Dra Helen Schucman que escreveu
UM CURSO EM MILAGRES

A oração é a maior dádiva com que Deus abençoou o Seu Filho ao criá-lo
"Escolheste uma nova oportunidade de renascer cada vez que rezas. Quererás tu aprisionar-te em antigas prisões quando a oportunidade chegou de te libertar de todas elas de uma só vez? Não restrinjas o teu pedido. A oração pode trazer-te a Paz de Deus. O que é que dentro do tempo pode trazer-te mais do que isto, no pequeno espaço que dura até que se desfaça em pó? "

Este encontro versa sobre o documento que a Dra Helen Schucman escreveu, após ter terminado o Curso em Milagres. Pela primeira vez vamos abordar este documento sobre o significado da Oração e da Cura. Estes ensinamentos são ajudas preciosas e adicionam-se aos que nos são transmitidos no Curso em Milagres.

O que é a Canção da Oração?

Este é um documento adicional que complementa o estudo do Curso em Milagres. A sua estrutura de ensinamentos distribui-se pelos seguintes temas:
Oração, Perdão e Cura

1. Oração:
A Verdadeira Oração
A Escada da Oração
Rezar pelos outros
Rezar com os outros
A Escada termina
2. O Perdão:
O Perdão de ti mesmo
O Perdão para destruir
O Perdão para a salvação
3. A Cura:
A causa da doença
Falsa cura versus cura verdadeira
Separação versus união
A Santidade da Cura
Faremos o estudo dos conceitos de forma exaustiva e detalhada e a sua aplicação ao nosso dia a dia. Este encontro não será suficiente para cobrir todos os ensinamentos, pelo que faremos mais do que uma sessão, para podermos conhecer bem este documento que tanto nos ajuda a desenvolver a prática dos ensinamentos do Curso em Milagres na nossa vida quotidiana.

Cada participante receberá uma cópia traduzida dos textos que trabalharmos.

"É impossível perdoar outro porque é somente os teus pecados o que tu vês nele. Esta é a grande decepção do mundo e tu és o maior “enganador” de ti mesmo. Parece sempre que é o outro que é mau, e no seu pecado tu és injuriado. Como poderia ser possível a liberdade se isto fosse assim? Tu serias um escravo para cada um porque o que ele faz determina o teu destino, os teus sentimentos, o teu desespero ou esperança a tua miséria ou alegria."

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Meditação

Isabel Ferreira
Tema: Recriar a nossa realidade

Na prática significa tornar-nos deuses.
Utilizar a nossa divindade para mudarmos a nossa vida, principalmente o inconsciente – o que nos impede de assumirmos a nossa divindade.
Aceitação da ideia e a realização disso no nosso dia a dia.
Pôr em prática essa acção – a n/divindade. Por vezes toleramos a ideia – aceitação teórica, mas no dia a dia não usamos isso:
- não alcançamos os n/objectivos;
- não temos os relacionamentos que queremos; -> devemos passar para a prática
- não temos o dinheiro que pretendemos;
Tudo na vida são experiências. Não existe nada fora de nós. Se tudo o que existe fora de nós é mero reflexo do que está lá dentro, então podemos fazer com que o n/mundo mude de uma hora para a outra.
Trata-se de um espelho -> não a forma mas o conteúdo tal como o vemos, tem a ver com a forma como projectamos.
Se avaliarmos o n/dia (como vi, como vivi, como senti…) é uma parte de mim a falar de mim. Se fizermos uma paragem durante o dia temos uma imagem de nós (o que vimos falar num colega, os cartazes que observámos, a noticia do jornal que lemos, o que nos disseram em casa antes de sair para o trabalho, …). São partes de nós a falar-nos a nós próprios.
Exemplo para hoje:
Tomar consciência de 1 ou 2 horas do nosso dia de hoje. Tudo o que vimos, vivemos e sentimos nesse período de tempo.
Um dos pontos a trabalhar é a consciência do que somos!
Começar por avaliar o que somos!
Não existem coisas neutras no n/mundo. Damos um significado às coisas – é esse significado que é um espelho de nós.

1ª Meditação
Imaginar uma sala de espectáculos onde estamos apenas nós com uns papeis na mão. Encena-se o espectáculo de 1h da n/vida e depois fala-se com os personagens. Podemos mudar o espectáculo na hora.
A visão que temos da vida é de forma – identificamo-nos como seres separados.
Vemos sempre o problema fora de nós.
Como faço para alterar?
Por muito que queiramos, enquanto não virmos que tudo tem a ver connosco, vamos sempre passar ao lado (não obstante a boa vontade que tenhamos).
Pensamos que quanto mais dermos aos outros melhor estamos, mas o que damos é um sacrifício. Se não faço um regresso a mim, então estou sempre na separação e não beneficiamos da solução: o problema é sempre do outro.
Se aceitarmos a ajuda para nós, o outro (espelho de nós) também aceita.
Se continuarmos a batalhar com os problemas dos outros, esquecemos os nossos e ficamos sempre com o n/problema por resolver porque não o identificamos como nosso.
Ex:à Coitado do m/ filho, rezo por ele e oxalá que lhe faça bem … eu aqui …. Ele ali … (a separação). Isto não vai resultar. Ele está a fazer o seu papel para me mostrar que é parte de mim.
à Se, ao contrário tratar dela, então cura-se a si própria e ao filho (que é o seu espelho)
A pena que sentimos dos outros é a pena que sentimos de nós próprios
à vou dar um rádio à doente do IPO, para a minha coitadinha, para que não tenha pena de mim própria.
Temos de deixar de ver a doença e pensar na saúde (não na cura …).
Focar a atenção no paradigma que o transcende.
A lição – aspecto de si que tem de ser tratado.
Para quem trata dos outros (médicos, terapeutas, …) o seu propósito está focado na doença ( combater a doença,…). Devem olhar para a saúde, não para a cura, mas a saúde, para que a mente … para transcender a ideia de que é frágil , sofredor,…
Tem de se transcender aqui nestes paradigmas e não no paradigma que nos fragiliza (que é o habitual).
Quem acredita muito na doença, sofrimento, … atrai pessoas dessa forma.
Toda a doença é um ataque a nós próprios porque temos o paradigma da rejeição, tristeza, … eu não sou o que gostaria de ser.
Se você não se dá o valor a si próprio, o outro também não lhe dá o valor.
à Saber exactamente qual a área da sua vida que originou …
à Reconhecer que está em si …
à
Ex:
à Ele reagiu com a raiva que tem dentro de si…
à Se se sente roubada é porque tem o padrão que “queremos/podemos tirar aos outros”: dinheiro, atenção, carinho …
à Roubada equivale a não mereço, não tenho dinheiro, não …
à Se acredita que não tem tempo para fazer algo, a vida vai dar-lhe isso.
Por vezes dá-se a miragem para esconder algo que está por trás – enganar-se a si próprio: pode até ver pétalas de rosa sobre coisas muito pouco interessantes.

Como alterar os padrões?
Convém identificar o padrão que fala connosco..

“Hoje é um dia bom para nos lembrarmos que somos Deus”

Queremos recriar a nossa realidade. Para isso, para recriar novas realidades interiores e exteriores tem de ser fora dos paradigmas onde estamos habituados a viver – limitados, incapazes, frágeis, envelhecidos, … - resultantes de crenças que fomos enraizando e que nos conduziram até aqui.
Quando identificamos os espelhos tenho de ver que faz parte de um armazém meu.
A mudança tem de ser radical. Não podemos levar dados do paradigma antigo.
Por ex: Uma doença.
Quando quero recriar uma realidade para me curar, então tenho de usar a frase “Como seria se eu não estivesse constipado” ?
Para criar uma nova realidade teria de fazer:
“Como seria se eu estivesse numa realidade onde eu nunca estivesse estado constipada, nem estou, nem estarei”
Quanto mais praticar isto, melhor!
Temos de reinventar a nossa vida.
Temos de mudar de realidade!
à Entrego esta ilusão minha e do meu amigo, que é um comigo, para nos lembrarmos quem somos. E depois: “Como seria se …… “
Muitas vezes não entendemos directamente o espelho.
“Eu tenho de …”. Não podemos alterar significativamente o que temos. Podemos é recriar ou dar-lhe informação repetida – o cérebro cria novas imagens e novas realidades.
Escolher um aspecto da n/vida e “Como seria se ….”
Temos de reaprender a pensar como deuses. Criar realidades como deuses.
Se pensarmos que cada pensamento é criador …
Podemos praticar:
Manhã:
- Como seria o meu dia como se eu fosse:
- Deus
- Todo poderoso
- A fonte da paz
- A luz do mundo
- Se me sentisse divino
- Tivesse tanto amor para dar como quero receber
Podemos sugestionar a n/mente assim: Hoje quero ter um dia em que:
- Vou ter pessoas extraordinárias na m/vida;
- Me sinto iluminado;
- Me sinto esclarecido;
- Ter experiências para me lembrar que sou divino;
Usar a mente a nosso favor. Permitir que o que lemos, ouvimos ou pensamos seja a nosso favor.
Normalmente pensamos no que nos pode acontecer e não no que temos.
Estamos sempre a dizer: “Como seria se ….. “ mas com pensamentos negativos.
Temos de mudar a varinha de condão – mas a mente tem de ser habituada a obedecer-nos.
à Dor de cabeça … Isto não é meu … (o cérebro imediatamente projecta isto)
à Quero ter um dia excepcional de abundância e venha dinheiro de todo o lado;
Para isso temos de recriar uma realidade onde nós controlemos tudo.
Nós somos deuses, mas é preciso que nos lembremos disso sempre.
Breve apanhado de um Curso de Iniciação
-- Um Curso em Milagres --

Os relacionamentos regem-se muito pela falta de auto-estima e consequente auto-desvalorização.

Quando o padrão que geralmente assumimos é quebrado, o “outro” ressente-se e reage usando os seus engodos.
Entre outros, o engodo da culpa é muito usado:
sobre a forma de ataque – ( dou-te isto… e tu…), ou ameaça – (vou-te deixar …vê lá…) .

O “outro” está a usar essas ferramentas de nos fazer sentir culpados, traídos, ameaçados ou humilhados, para se proteger a ele próprio e poder continuar a receber o “alimento” a que está habituado.

Assumir a responsabilidade não é atirá-la para cima dos outros, seja da chuva, seja da família. Mas para o ego, responsabilidade implica a culpa de alguém ou de alguma circunstância…há que estar atento.

Assim, quando percebemos esse “jogo”, perdoamos…libertamos, porque assumimos que a questão é nossa, não dele(a). Trata-se do que sentimos em relação à questão. Temos que libertar o outro da responsabilidade de nos ter feito qualquer coisa. O que sentimos é connosco. É nosso.

Aplicamos o Curso também ao modo como nos sentimos pessoalmente. Quando não sabemos o que se passa… Quando embirramos com tudo… Nesse caso entregamos…não sabemos o que significa…

O Ego resiste poderosamente à aplicação do Milagre e impede-nos de fazer do Curso uma ferramenta vital porque está habituado aos engodos do sacrifício, da pena e da dor. A prática efectiva das lições e a consciencialização que se vai instalando, leva-o fatalmente à dissolução. Usamos os placebos ( comprimidos, consultas ,médicos, etc. ) como subterfúgio para não assumirmos a responsabilidade da cura, ao buscarmos as respostas fora de nós, para não perdermos os “jogos” que habitualmente fazemos com os actores que colocamos na nossa vida…Temos medo de perder as referências de quem julgamos que somos. Defendemo-nos dos Milagres para não assumirmos que somos Deus.

A aceitação do Milagre ( dar e receber) está relacionada com a nossa relação com o Ego – com as malhas de percepção que fomos erguendo. O Ego não é um estado natural. É construído desde que nascemos, e vive do feed back que o mundo, os outros, lhe dão.
Toda a nossa vida é resultado desse feed back proveniente desta e de todas as vidas que vivemos. Os potenciais desse passado estão lá, inscritos nas nossas células, e são os nossos relacionamentos, e as circunstâncias que escolhemos viver, que os despoletam.
Quando essa dor, essa memória é desencadeada, temos a ferramenta do milagre, da entrega e transmutação, para a deixar ir.

Realmente o nosso único problema é a SEPARAÇÃO. Que apresenta muitas facetas:

a ferida da rejeição…

a ferida da traição…

a ferida do abuso… entre outras.

Qual deles é o nosso padrão?

A questão está em sermos vigilantes acerca do Reino de Deus que corresponde aos nossos pensamentos interiores. Porque fazemos as coisas pela rama, não as aplicando efectivamente no nosso quotidiano, em todos os segundos dele, desde que nos levantamos até que nos deitamos.
A questão não se coloca em quantos livros já lemos, em quantos encontros participamos, em quantas técnicas dominamos… mas na aplicação real desse conhecimento, em nós. Das escolhas que fazemos.

Como nos sentimos? É o barómetro.
Mesmo que não consigamos identificar o problema, assumimos, neutralizamos e entregamos. Devemos fazer isso em relação a cada estado de alma que sentimos.
Mas cuidado com a reposição das memórias, se a ATITUDE não mudou. Uma terapia para resultar, tem de estar associada a uma mudança pessoal de consciência.

A cura provém da mudança efectiva da consciência, da mudança de percepção, não da terapia utilizada.

Meditação

Isabel Ferreira
Criação do seu dia

(CM = Curso em Milagres)

Hoje irei desfrutar de tudo o que comer e beber como nunca desfrutei e comerei apenas o que for ideal para a minha saúde e bem estar.
É cada vez mais importante sentirmo-nos na pele de deuses.
Estamos a um salto da passagem da 3ª dimensão para a 5ª - parâmetros de consciência completamente diferentes – níveis de consciência diferentes. Uns conscientemente e outros não conscientemente estamos a chegar ao extremo daquilo a que temos vivido.
Vamos chegar à altura de um salto quântico – alteração na consciência interior e também exterior.


A Terra está em transformação, o tempo parece que se escapa entre os dedos e as coisas acontecem de forma mais rápida: a consciência antiga já não se consegue encaixar naquilo em que se encaixava. Estamos num novo quadro de consciência. À medida que alteramos o interior, o exterior também fica diferente (algumas das coisas nem contávamos com elas) – transformação. Essa transformação é dolorosa – estamos a caminho entre uma consciência e outra.


Nós somos uma geração em que se faz a transição, com um pé cá (3ª dim) e outro lá (5ª dim). Geração muito corajosa, escolheram participar neste processo e começar uma outra forma. (Numa batalha dir-se-ia que somos pontas de lança).
Tanto ao nível colectivo como pessoal, está na hora de agarrar na nossa divindade e repensar nessa identidade, divinos que somos, que escolhemos fazer a transição para uma consciência mais sublime e mais divina.
Temos de conviver com os dois lados da moeda e deixar a semente dos que vêm atrás (disponibilidade para os mais novos ou os mais velhos).
Não é uma mudançazinha mas uma transformação total da consciência.

A evolução da humanidade vais do chakra 1º à 7º (Deus/Potência) . Os primeiros seres humanos eram virados para a consciência – relacionada com as necessidades do 1º chakra – sobrevivência. A seguir as emoções – 2º chakra. A seguir o corpo de luz – 3º chakra à responsabilidades /obrigações /inteligência /racionalidade /controle /sofisticação da consciência.
O diafragma é a comporta. È aqui que se entra no big bang – dualidade. É aqui que nós estamos. Podemos ser seres físicos e estar para além do diafragma. Estamos a abrir mão disto e e ir para além – transitar para a unidade à para cima da linha do diafragma.
O ser humano que vive com o ponto Da sobrevivência está a vibrar em níveis de consciência muito baixos – todos os níveis acima os ameaça. Os outros não fundamentam a sua vida não só pelos paradigmas dos 7º/6º e 5º chakras, mas estamos na dualidade à modo como o ego nos estrutura.


O C.M. ensina-nos a passar para além do diafragma – apego, mau/bom, ataques; aprendemos a neutralizar. Daí termos de trabalhar a nossa divindade (para além do diafragma).
Eu penso/eu desejo à acontece.
Se estou abaixo do diafragma sou humano.
Nós não somos humanos. Somos divinos a fazer experiência de humanos.
Tudo o que é aceite como crença é realidade.
Cada vez há mais pessoas a ter pensamentos / visões / que nos fazem saltar para lá do diafragma.
Eu divino, estou a descobrir a experiência humana.
Sempre

CM diz “Abre a mão de tudo (apego) porque é isso que não te deixa passar para outra realidade”
A consciência começa a pensar que deve haver mais e tenta passar para cima. Tens de enfrentar isso (vem a nós para decidirmos se queremos ou não sentir apegados – podemos fazer a escolha se queremos ficar aqui) – daí neutraliza, neutraliza.
As boas noticias: pensar em nós. Como vou pensar agora sendo um Deus.
“Como seria se ….”
O humano pensa no que não pode fazer / não é capaz / é difícil. É difícil criar afirmações sem restrições.
Exercício muito importante: reaprender a pensar, como se tivéssemos nascido agora. Temos de treinar, treinar!

Cada vez que nos esforçamos para pensar como deuses, eleva o nosso nível vibratório à estamos a dar um beneficio enorme ao nosso corpo. Ao pensar como Deus cria um espaço.
Programar experiências (não factos). Há muito níveis de programação. Um Deus é uma mentalidade ilimitada – pode programar as coisas mais arrojadas que se possa imaginar:
- Hoje quero viver o meu dia em perfeito estado de abundância. Sentir-me-ei abundante de ideias fantásticas como nunca tive. Sentir-me-ei abundante de prosperidade material. Sentir-me-ei abundante de relacionamentos fantásticos;
- Hoje serei super flexível e …
- Hoje viverei este dia em absoluta flexibilidade divina … comunicarei com tudo e todos de forma simples, maravilhosa, fluida;
- Hoje irei maravilhar-me a cada instante com tudo o que os outros fazem/dizem porque a sua maravilha é a minha;
- Hoje viverei este dia cheia de vitalidade e com uma vontade enorme de participar na vida;
- Hoje viverei este dia onde não sinta qualquer limite de conhecimento;
- Hoje darei permissão a mim mesmo para trabalhar pouco (simplesmente o necessário) e receber imenso;
- Hoje darei permissão a mim mesmo para desfrutar de todos os momentos diariamente;
- Hoje atrairei à minha loja somente os clientes que estão disponíveis para apreciar os meus produtos e adquiri-los com alegria;
- Hoje quero viver este dia em perfeito estado de alegria divina – alegria que me faz vibrar;
- Hoje deixarei que o ES organize as minhas tarefas / interesses / agenda / motivações / divinamente;
- Hoje libertar-me-ei de todas as ilusões acerca de mim mesmo espelhadas pelos outros;
….. Era meu …. Mas é uma mera ilusão à não dá realidade, não dá corpo.
- Hoje aceitarei com alegria tudo o que os meus espelhos me trouxerem e reconhecerei a sua perfeita ilusão;
- Hoje sentir-me-ei totalmente livre / feliz / divina;
- Hoje darei atenção a tudo o que for importante para o meu crescimento e abrirei mão de tudo o que não tem valor;
- Hoje viverei este dia em perfeito estado de clareza divina;
- Hoje o ES irá mostrar-me a maneira ideal para fazer a minha viagem à Índia;
- Hoje serei um ser divino a desfrutar desta maravilha que a minha divindade me concede / proporciona;
- Hoje vibrarei na frequência de um anjo de luz;
- Hoje saberei (por experiência) que sou Deus e viverei a minha divindade plenamente em todos os momentos deste dia;
- Hoje serei o senhor da minha mente e usarei o poder para manifestar o que eu quiser, quando quiser e onde quiser;
- Hoje encontrarei uma pessoa perfeitamente extraordinária que reflectirá todas as maravilhas que existem em mim;
- Hoje vou viver este dia em perfeito estado de saúde, como eu nunca vivi;
- Hoje viverei este dia, sabendo o que é ser sem limites, sem medos sem duvidas, sem impossíveis;
- Hoje saberei o que é viver no céu / paraíso (na m/casa, no m/trabalho);
- Hoje terei uma comunicação fabulosa com o meu marido como eu nunca tive e saberei que sou um anjo;
- Hoje aceitar-me-ei como sou e tornar-me-ei tão fantástica aos olhos de todos como eu nunca pensei ser;
Esta noite estarei a vibrar na mais alta frequência, como um anjo subtil e se me lembrar o nível vibratório começa a elevar-se. Alterando a frequência do corpo alteramos a frequência vibratória – a meta fica habituada a receber o comando (treinar).
Se estamos de baixa frequência ficamos em sintonia com coisas idênticas.
Um comando do pensamento, reproduzir, reproduzir, alteramos a frequência vibratória.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Seminário sobre
Desenvolvimento e Transformação Pessoal através da

Iniciação ao estudo da psicoterapia pessoal do

"Um Curso em Milagres"


Transformar o ser que estamos habituados a ser, de modo a descobrir outras facetas de nós que estão em espera é, talvez, a melhor dádiva que podemos dar a nós mesmos.
· Será que aquilo que temos vivido é tudo o que há para viver?
· Quantos sonhos ficam perdidos pelos caminhos que a vida vai levando, deixando-nos saudosos daquilo que nunca conseguimos realizar....?
· Quanto do nosso potencial fica por realizar? Porquê?
· A realidade em que vivemos pode ser mudada? Como?
Este seminário versa sobre os ensinamentos do Curso em Milagres. À luz destes ensinamentos todas estas perguntas têm resposta.
Todos os seres humanos têm a capacidade de transformar e melhorar a sua vida, desde que estejam dispostos a olhar para as suas atitudes e a mudar o que os impede de serem mais felizes, saudáveis e abundantes.
Mudar atitudes e comportamentos pode ser a chave para uma nova vida, para a cura dos nossos problemas, para eliminar doenças e mal-estar. Compreender porque adoecemos, porque vivemos em carência, com necessidades e em relacionamentos pouco felizes permite que aceitemos mudar aquilo que, sem sabermos, nos torna frustrados ou infelizes.

O Curso em Milagres é um Curso em Psicoterapia pessoal. Oferece-nos a compreensão e as ferramentas para aplicarmos no nosso dia a dia, de forma muito simples. É profundamente simples e até mesmo uma criança pode usar as suas técnicas. A sua aplicação no dia a dia, em segundos, pode transformar muitas das nossas vivências tristes, em episódios de alegria e bem-estar.

O que é um Curso em Milagres?

O “Curso em Milagres” é um curso em psicoterapia pessoal. A sua intenção é a de ajudar o ser humano a fazer a sua própria libertação interior, sem ter que depender de ninguém exterior a si para o conseguir. É um ensinamento sem paralelo na história da humanidade e devolve ao ser humano a sua verdadeira dignidade e integridade. Honra cada ser pelo melhor que há em si e que quase sempre é ignorado ou esquecido. Eleva cada pessoa ao pódio da sua própria grandeza e ensina-nos, passo a passo, como e o que fazer para nos libertarmos das muitas crenças e estados de espírito que nos impedem de sermos aquilo que nascemos para ser. É um curso muito prático. Contém 365 lições, uma para cada dia do ano. Cada estudante aplica os exercícios dentro do seu próprio ritmo. O grande objectivo desta mensagem é ajudar-nos a alcançar a paz e a liberdade pessoal, removendo todos os bloqueios psicológicos e emocionais que nos impedem de chegar ao melhor de nós, ao estado de Amor e Harmonia natural.

A quem se destina?

Destina-se a TODO o ser humano, independentemente da sua condição social, cultural, ideológica, estado de saúde, idade, religião, ou local geográfico. Ele dirige-se ao âmago do Ser humano e não se detém nas diferenças aparentes de cada condição de vida. É, hoje, por muitos conhecido como a nova Bíblia ou a Bíblia do terceiro milénio! Ensina-nos a pensar de novo! Traz-nos novos paradigmas.

O Curso em Milagres constitui uma resposta íntegra e verdadeira ao apelo do ser humano por mais e melhor!

O seminário de iniciação ajuda os estudantes do curso a integrar os seus ensinamentos e a saber como usá-los no seu dia a dia.

Introdução ao estudo de
“Um Curso em Milagres”


Programa

Realidade e ilusão


a. O mundo que Deus criou – Realidade eterna, imutável e livre
b. O Espírito Santo, símbolo da Presença Divina no mundo da ilusão.
c. O mundo em que vivemos – criação do ego – ilusão, mutável e limitada
d. A unidade da criação divina e a fragmentação do mundo do ego.
e. Repor a verdade por detrás das ilusões e aparências dos sentidos.

O Amor e o medo

a. Duas únicas emoções num mundo de multiplicidade e conflito.
b. Um sistema de pensamento íntegro que esquecemos, baseado no Amor
c. O sistema de pensamento do ego que acreditamos vir de Deus, baseado no medo.
d. O conflito permanente dentro de nós, tentando reconcilar o Amor e o medo.
e. Um Deus amedrontador feito à imagem do ego
f. Uma noção errada da Criação divina: Uma mente perfeita só conhece a perfeição.

A projecção e a percepção

a. O sistema de pensamento do ego baseia-se na projecção das ideias, fugindo de si mesmo.
b. A percepção é um resultado e não um facto. Através dela vemos o mundo de pernas para o ar
c. Aquilo que vemos e sentimos reflecte o que desejamos ver e sentir.
d. Não há vítimas num mundo de Deus.
e. Não há pensamentos neutros. A responsabilidade pelo que pensamos, geramos e vivemos.

O corpo e o tempo

a. A relação com o corpo
b. O significado do corpo
c. A relação do corpo com o tempo – a idade como ilusão do ego
d. A relação com o tempo – o instante santo, a intemporalidade.
e. As emoções do tempo: o passado e o futuro/a relação culpa –medo.

Julgamento, condenação – o ataque ao Amor

a. A grelha de pensamento do ego condicionada ao medo
b. O Amor não guarda mágoas
c. A dependência do passado sustenta o julgamento constante
d. Amar o medo e odiar o amor.

Relacionamentos especiais

a. A função dos relacionamentos inter-pessoais
b. O amor do ego – o amor necessidade
c. O relacionamento como um espelho da mente
d. Transformar um relacionamento especial num relacionamento santo

O perdão e a cura

a. O verdadeiro perdão – a única função da vida.
b. A verdadeira cura – o papel imprescindível do Espírito Santo
c. A quem perdoar e porquê
d. A união dos seres – um único Eu universal
e. A libertação final do ego através do perdão incondicional
f. De volta ao Paraíso

Local do seminário: Av Júlio Dinis, nº14 - 3ºA - Campo Pequeno - Lisboa
Carta ao estudante

Estimado colega,

Escrevo-lhe esta carta e dedico-lhe estas palavras porque senti vontade de partilhar consigo a minha percepção desta obra magnífica que é “Um Curso em Milagres”.
Para mim os seus ensinamentos têm sido o farol constante em todos os momentos da minha vida e o suporte fundamental para a resolução de todos os conflitos e dificuldades porque passei até este instante. Graças a estes ensinamentos e à prática sistemática das suas lições e exercícios fui aprendendo uma outra forma de viver, de pensar e de me reconhecer pelo que na verdade sou e não pelo que eu pensava ser.
Este Curso não é algo que se possa estudar fazendo uma simples leitura das suas páginas. Acima de tudo, ele é um guia prático, uma Voz que ensina e guia nos momentos de cada dia em que nos sentimos confrontados com as dificuldades, com os problemas que não conseguimos resolver e com os medos que nos ameaçam a saúde e a esperança de viver com qualidade e abundância.
Li muitos livros sobre espiritualidade e desenvolvimento pessoal ao longo dos vários anos de busca e introspecção pessoal por que tenho passado. Nenhum deles conseguiu ter a força, a inteligência e o poder de me ensinar a identificar, de forma inequívoca, os erros criados pelo sistema de pensamento em que vivemos e a apresentar um guia prático e efectivo para que eu me tornasse um ser muito mais próximo daquilo que nasci para ser.
Espero que “Um Curso em Milagres” possa presenteá-lo com toda a sua fantástica ajuda e esclarecê-lo acerca dos muitos enigmas com os quais a humanidade se tem confrontado desde sempre e para os quais parece não haver uma resposta segura e inteligente, que resista ao tempo e ao espaço da mudança permanente do mundo em que vivemos.
“Um Curso em Milagres” é um amigo que jamais falhará em dar-lhe toda a ajuda que puder aceitar e receber a cada instante. A sua mensagem é constante, clara e absolutamente coerente. O espaço e o tempo são incapazes de desactualizarem os seus ensinamentos. A sua verdade é intemporal e está perfeitamente actualizada.
Espero que este pequeno manual o ajude no estudo desta obra magnífica e nunca pense que ele pode substituir DE FORMA ALGUMA o estudo directo do Curso. É meramente um suporte e uma pequena orientação e não pode ser tomado como a verdade total sobre o Curso. As ideias que apresento, neste manual, são, meramente, indicadores que constituem a minha visão pessoal sobre o que tenho aprendido, através da minha própria interpretação. Este manual resulta da minha percepção da sua mensagem e não é de forma alguma a única possível.
O “Curso em Milagres” está para além das interpretações pessoais porque vive para lá da mudança e das aparências. Cada um de nós, ao estudar o Curso, encontra significados diferentes nas suas linhas, à medida que vai enriquecendo a sua própria descoberta interior.
O Curso ensina-nos que somos todos inocentes, puros e perfeitos e que toda a percepção é temporária.
Ainda assim, ela é necessária para que possamos subir os passos de uma escalada, de sentido único, para a liberdade!
Os seus ensinamentos podem e devem ser aplicados a todos os aspectos da nossa vida, tanto pessoal, como familiar e profissional. Nada está fora do seu âmbito de abrangência. Os exercícios são perfeitamente aplicáveis a todas as situações, em todos os instantes.
Se for seu propósito descobrir o Ser maravilhoso que é, colega e amigo, não hesite! Vá em frente! Acabou de aceitar o maior e mais interessante e compensador desafio que a sua vida pode encontrar.
Como tudo na vida, o seu encontro com este manual ou com “Um Curso em Milagres” poderá parecer-lhe “casual” ou “acidental”. Mas não é, Se chegou às suas mãos é porque tem algo a oferecer-lhe. Nada vem a nós que não tenha sido escolhido e decidido por nós, ainda que, por vezes, inconscientemente.
Que a sua viagem lhe traga todos os benefícios a que tem direito. Estou consigo, sabendo que somos todos um só Ser. A sua descoberta e libertação é a minha e a minha é a sua!
Um Bem Haja para si!
Com Amor

Isabel Ferreira
O que é Um Curso em Milagres:
Viajando e avançando de forma incrivelmente rápida, traduzido já nas principais línguas e divulgado numa grande parte do mundo, contando com alguns milhões de exemplares vendidos, o Curso em Milagres tornou-se o maior sucesso entre todas as obras de carácter espiritual que a humanidade já conheceu.
Conhecido também como a Bíblia do terceiro milénio, o Curso em Milagres abre, finalmente, as portas interiores do ser humano, de forma inequívoca, trazendo-lhe as respostas para as perguntas que jamais foram verdadeiramente esclarecidas.
É um curso em psicoterapia pessoal, com um currículo altamente individualizado e, por isso mesmo, abrange todas as classes sociais, abraça todos os seres humanos, independentemente da sua origem, status, condição, idade, religião ou crenças. É uma mensagem única de descoberta pessoal baseada num novo sentido do ser humano.
“Podes imaginar o que significa não ter cuidados, preocupações, ansiedades, mas apenas ser perfeitamente calmo e sereno o tempo todo?”
T.XV.I.1
“… a meta deste curso é alcançar e manter a paz.” T.XXIV. Int,1.
“Não te contentes com a pequenez mas certifica-te que compreendes o que ela é e porque nunca poderias contentar-te com ela. A pequenez é o oferecimento que fazes a ti mesmo. Tu oferece-la no lugar da magnitude e aceita-la. Tudo neste mundo é pequeno porque é um mundo feito de pequenez, na estranha crença de que ela pode contentar-te. Quando lutas por qualquer coisa nesse mundo, acreditando que tal coisa te trará paz, estás a diminuir-te e cegar a ti mesmo para a glória. A pequenez e a glória são as escolhas disponíveis para os teus esforços e a tua vigilância. Tu escolherás sempre uma às custas da outra.” T.XV.III.1.
“Escolhe a pequenez e não terás paz, pois terás julgado a ti mesmo como indigno dela. E seja o que for que ofereças a ti mesmo, para substituí-la, é uma dádiva muito pobre para satisfazer-te.”
“…Não existe forma alguma de pequenez que possa jamais contentar-te.”
“…só ficarás contente na magnitude que é o teu lar.” T.XV.III.2

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
SOBRE UM CURSO EM MILAGRES

1º - Como apareceu este livro e quem é o seu Autor?
“Um Curso em Milagres” foi anotado pela Dra Helen Schucman com o apoio do Dr William Thetford ambos professores de psicologia médica na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade da Columbia em Nova York. Em 1965, tanto a Helen de 56 anos como William Tetford (Bill) de 42 anos , após alguns anos de trabalho em conjunto, chegaram a um ponto de saturação frente à aparente incapacidade de avançar no seu trabalho e na sua relação profissional.
Ambos procuravam encontrar soluções para os problemas relacionados com a sua profissão e com a sua própria forma de relacionamento muito conflituosa. Podemos dizer que qualquer dos dois eram pessoas sem qualquer interesse pela espiritualidade. Como médicos e cientistas eles empenhavam-se em encontrar respostas para ajudar as pessoas a encontrar um equilíbrio interior e a curarem os muitos desvios que as afectavam. A relação pessoal entre eles era muito tensa, cheia de obstáculos e dificuldades, mas apesar disso, ambos desejavam ardentemente encontrar respostas e soluções.
Um dia, num desbafo de final do dia, um deles disse meio desesperado: “Tem de haver uma outra forma, um outro caminho, estou cansado dos sentimentos raivosos e agressivos que as nossas atitudes refletem”, ao que o outro respondeu: “eu concordo e vou ajudar-te a encontrá-lo.”
Pouco tempo depois, Helen começou a ter alguns sonhos que considerou altamente estranhos e ao mesmo tempo reveladores de que algo muito especial e inesperado estava a acontecer. Bill ( William Tetford) aconselhou-a a anotar os sonhos que pareciam ser altamente simbólicos.
Em Outubro de 1965, numa noite que parecia ser igual a muitas outras noites Helen ouviu, pela primeira vez uma Voz dentro de si que insistia em que ela a escutasse e tirasse notas. A primeira frase ouvida foi: “Isto é um curso em milagres, por favor, tira notas.”
Durante sete anos Helen registou os preciosos ensinamentos que lhe iam sendo transmitidos. Helen anotava o que ouvia e, no dia seguinta, no escritório, Bill dactilografava e compilava a informação, motivando e encorajando Helen a continuar este trabalho que ambos se propuseram aceitar fazer em contínua e estreita colaboração durante todos estes anos. Em Serembro de 1972 terminou este ditado. Em 1976 era, finalmente publicado.
O seu autor anuncia-se, através do Curso, como sendo Jesus Cristo. Certamente não será o homem Jesus, mas sim a Mente de Cristo que esse homem incarnou. Ele mostra-se como um Ser que completou o processo de libertação e que está, por isso, encarregado de ajudar todos os seus irmãos a encontrarem o caminho da paz verdadeira.

2º - Com este livro aprendo a fazer milagres?
O significado de milagres, no contexto do curso, não é o mesmo ao qual estamos habituados. Nesse sentido o curso ensina-nos a receber e a oferecer milagres, a cada momento da nossa vida. Para o curso milagres são mudanças de percepção, isto é, alterações súbitas de mentalidade que permitem uma outra visão das situações. Este curso tem como objectivo ensinar o ser humano, individualmente, a mudar a sua estrutura habitual de pensamento baseada no medo. Os milagres são naturais e quando não acontecem, algo de errado aconteceu. Cada instante de um estudante do Curso em Milagres deve ser vivido em milagre, isto é, em perfeita paz.
Os estudantes deste curso aprendem, passo a passo, como receber e apresentar milagres a cada instante. É por isso que se chama um Curso em Milagres, isto é, um Curso em mudanças de percepção ou mudanças de mentalidade.


3º - No meu dia-a-dia, que ajuda posso ter lendo o livro "Um Curso emMilagres"?
O Curso em Milagres é um curso dirigido para cada indivíduo de forma específica e dirigida. Cada estudante faz um percurso diferente, exactamente adaptado às suas necessidades. É um Curso em psicoterapia pessoal. Embora seja para todas as pessoas, cada estudante tem um percurso que lhe é particularmente devido. Não é uma simples obra literária ou filosófica, Não foi escrito com essa intenção. É um curso prático, com uma metodologia totalmente prática, ensinando o que fazer e como o fazer em toda e qualquer circunstância. Qualquer pessoa pode ser um estudante deste curso, independentemente da sua condição social, cultural, religiosa, financeira ou outra qualquer. O curso não foi escrito para ser simplesmente lido. Os seus efeitos, a sua eficácia depende do seu estudo e da aplicação prática de todos os exercícios apresentados. O livro de Exercícios contém 365 lições, uma para cada dia do ano. Para além destes existem muitos outros no Livro Texto e no Manual de Professores, todos fazendo parte integrante do Curso em Milagres.
A aplicação dos exercícios apresentados permitirá desfazer os muitos bloqueios que existem em nós, à consciência do Amor verdadeiro, A Paz interior através da libertação da mentalidade baseada no medo e na culpa, constitui o grande objectivo deste curso para cada um dos seus estudantes. O sucesso, a alegria, o bem-estar, a saúde e o Amor passam a ser cada vez mais o estado natural de que desfrutam os seus verdadeiros estudantes.


4º - O livro "Um Curso em Milagres" é um livro que segue algumaReligião?
Não. O Curso em Milagres não é uma religião e nem segur nenhuma religião específica. Este curso tem por objectivo a cura da mentalidade habitual do ser humano e pretende ajudar cada estudante a libertar-se dos medos e dos traumas e memórias do passado que enssombram o seu presente, tornando-o infeliz e continuamente inseguro e amedrontado. Como dissemos, é um curso em psicoterapia pessoal. Não é contra nem a favor de nenhum culto religioso. No final todos nos encontraremos em Deus e no Céu, onde a paz é certa. O Curso procura unir e não separar ou distinguir entre melhor ou pior. A aceitação e o não julgamento são meios preciosos para ir além do pequeno mundo de ilusões limitadoras em que vivemos. A mudança radical na nossa mentalidade leva-nos a descobrir dimensões interiores de talentos e criatividade jamais sonhados. Os nossos melhores recursos interiores tornam-se activos e manifestam-se em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos. A saúde, a prosperidade e o desapego são dádivas que recebemos na medida no nosso empenhamento enquanto seus estudantes. As dependências e os muitos ídolos que criámos na nossa vida, vão sendo substituídas pela segurança e a auto-confiança que nos iluminam o caminho de uma verdadeira auto-descoberta. Os benefícios são incontáveis. Não existe limite para o potencial que este curso oferece a cada um dos seus estudantes.
É um curso para toda a vida, A sua capacidade para ensinar é tão profunda que jamais se esgota nos anos de vida que temos. È um ensinamento universal, perfeitamente adaptado aos tempos em que vivemos, mas sem idade, sem tempo e sem limite.


5º - Quando tiver dúvidas será que tenho algum sítio, ou alguém a quemperguntar?
Existem workshops, seminários, curso de iniciação, grupos de estudo e obras várias que abordam os vários temas da vida à luz dos ensinamentos do Curso em Milagres. Não existe nenhum aspecto da nossa vida que não esteja abrangido pela mensagem do Curso. O amor, os relacionamentos, a doença, a educação, a política, o sucesso, o dinheiro, a idade, as guerras e os conflitos, enfim, tudo o que constitui a nossa realidade actual recebe uma mensagem renovadora e promissora de soluções efectivas e verdadeiras para cada dia.
Existe um manual de apoio ao estudo do Curso em Milagres, que poderá facilitar e ajudar na sua compreensão e estudo. Poderá adquiri-lo na Universidade do Sucesso Av. Julio Dinis nº14 – 3ºA – Campo Pequeno Lisboa.
Existem também grupos de estudo do Curso em Milagres todas as segundas feiras das 20h às 22h na Universidade do Sucesso. Contacto: 96 612 51 54.